O Negro Rompendo Barreiras do Preconceito

Data: 20 de Novembro de 2021 | Sábado, às 14h
Tipo de evento: #Presencial + TRANSMISSÃO AO VIVO pelo nosso canal no Youtube (youtube.com/TeatroPrudential)*
Classificação: 12 anos
Duração: 45 min
EVENTO GRATUITO

 

* Doações por QR Code para o movimento Negras Plurais (uma rede de aceleração de negócios entre mulheres negras, que atua para dar visibilidade, impulsionar e incluir projetos no mercado econômico).

 

 

Release

PALESTRA PRETOS NO TOPO – O NEGRO ROMPENDO BARREIRAS DO PRECONCEITO
Roda de conversa gratuita com Thereza Moreno, dirigente da Seguradora Prudential, Rodrigo França, ator, diretor e ativista social, com convidadas especialíssimas: a jornalista e ativista das causas antirracistas Flávia Oliveira, a escritora, colunista e pesquisadora Carla Akotirene, a atriz, cantora e ativista social Izabel Filardis e Verônica Bonfim, atriz, que será a apresentadora e mediadora. A palestra será presencial com distribuição de senha no local. Capacidade entre 20 a 30 pessoas + TRANSMISSÃO AO VIVO pelo nosso canal no Youtube (youtube.com/TeatroPrudential).

“É um momento misto de celebração pelos avanços conquistados e também firmarmos que temos muito que galgar em relação ao mais básico de direitos para população negra”, frisa
Rodrigo França.

 

Mini-currículo participantes:

Thereza Moreno

Head of Inclusive Solutions LATAM

Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A.

 

Thereza é Head of Inclusive Solutions para America latina na Prudential.  Durante sua carreira de 20 anos na Prudential, ocupou os cargos Vice-presidente Atuarial e Riscos, Vice presidente Financeira e CEO interina. Além disso, atualmente é voluntária no Instituto de Diversidade e Inclusão em Seguros (Idis), já tendo participado como porta-voz de diversos eventos e iniciativas com foco em equidade racial e empoderamento feminino.

 

Com 30 anos de experiência no mercado de seguros no Brasil, Thereza é formada em Ciências Atuariais pela UFRJ e possui MBA em Finanças pelo IBMEC e MBA Executivo em Investimentos e Risco pela FGV.

 

Verônica Bonfim
Verônica Bonfim é baiana, Doutora na área socioambiental e artista brincante. Atriz, cantora, compositora e escritora, vem acumulando trabalhos na TV, cinema, teatro, literatura e música. Trabalhou com alguns diretores consagrados, como: Aderbal Freire Filho, Andrucha Waddington, Amir Haddad, Cláudio Segóvia, Jaime Álem, Jaques Morelenbaum, Tim Rescala, Ciro Barcelos, Oswaldo Monenegro e Duda Maia. Participou de documentário do ganhador do Oscar Spike Lee. Atualmente está na Netflix na série 3%, no elenco do primado Musical Elza e está produzindo e assinando roteiro e músicas do seu primeiro musical infantil “A menina Akili e seu tambor falante”, onde também irá atuar, sob direção de Rodrigo França. O musical é uma adaptação do livro de sua autoria, com estreia no segundo semestre no Oi Futuro RJ.

 

Rodrigo França

Rodrigo França – Cineasta, articulador cultural, ator, diretor, dramaturgo, escritor e artista plástico.

Ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil. Já expôs suas pinturas no Brasil, nos Estados Unidos e em Portugal; ganhou o Prêmio Shell de Teatro 2019, na categoria Inovação pelo Coletivo Segunda Black, onde é cocriador e curador. Inciativa também contemplada com o 18º Prêmio Questão de Crítica.

Já trabalhou em quarenta e dois espetáculos como ator e oito como diretor. Escreveu sete espetáculos teatrais, entre eles: O Pequeno Príncipe Preto, Capiroto e Inimigo Oculto. Entre os espetáculos que dirigiu estão:  “Oboró – Masculinidades Negras”, “O amor como revolução” e “Enlaçador de mundos”.

No cinema dirigiu o documentário “De volta para casa”; os curtas “Manual: como esquecer um grande amor” e “Escuta”; o curta animação “Aziza” (todos também como roteirista).

Escreveu os livros “O pequeno príncipe preto”, “O pequeno príncipe preto – para pequenos”, “Confinamentos e afins” e “Pretagonismos”.  Participou da antologia “Guardei no armário: Trajetórias, vivências e a luta por respeito à diversidade racial, social, sexual e de gênero”

Livro de Samuel Gomes. Escreveu o posfácio do livro “Anjo Negro” de Nelson Rodrigues.

 

 

SOBRE O FESTIVAL

Teatro Prudential apresenta o Festival da Consciência Negra, com o objetivo de valorizar e impulsionar a arte, a ancestralidade, a criatividade, o legado e a importância da cultura negra para a sociedade brasileira

 

Dia 20 de novembro une teatro, exposição, dança, roda de conversas e música, e conta com nomes como Jessica Ellen, Rodrigo França, Grupo AfroReggae, Verônica Bonfim e convidados

 

 

Falar sobre racismo, representatividade e ancestralidade é urgente. Pautas que devem ser pensadas diariamente ganham ainda mais força no mês da consciência negra. Para abrir um espaço para discussão, reflexão, arte e troca, o Teatro Prudential apresenta o Festival da Consciência Negra, dia 20/11, data do falecimento de Zumbi dos Palmares. Com uma programação extensa, de 11h às 22h, o festival pretende dar visibilidade a pensamentos de artistas e intelectuais que apresentarão o melhor da arte e da cultura criada, pensada e produzida por negros.

 

Dando início ao festival, o grupo cultural Afroreggae, trazendo três grupos de dança que vão apresentar ritmos africanos e dança contemporânea, na sequência uma roda de conversa gratuita com Rodrigo França, Thereza Moreno, Verônica Bonfim e convidados. Tem ainda o show “Macumbeira”, da atriz e cantora Jéssica Ellen e a peça “O Encontro de Malcom X e Martin Luther King”, com direção de Isaac Bernat. Será inaugurada dia 20 a exposição “Quando olho no espelho”, com 15 artistas negras contemporâneas das periferias do Rio de Janeiro. O evento será no formato presencial e digital (no YouTube do teatro – https://www.youtube.com/c/TeatroPrudential), com ingressos no valor de R$40 e doações por QR Code para o movimento Negras Plurais – uma rede de aceleração de negócios entre mulheres negras, que atua para dar visibilidade, impulsionar e incluir projetos no mercado econômico. “É um momento misto de celebração pelos avanços conquistados e também firmarmos que temos muito que galgar em relação ao mais básico de direitos para população negra”, comemora Rodrigo França um dos palestrantes e protagonista da peça “O encontro”, vivendo Martin Luter King.

 

Programação Festival da Consciência Negra:

11h – Grupo AfroReggae e Convidados

14h – Palestra Pretos no Topo – O Negro Rompendo Barreiras do Preconceito

16h – Jéssica Ellen – Show Macumbeira

20h30 – “O ENCONTRO – MALCOLM X e MARTIN LUTHER KING JR”

 

EXPOSIÇÃO “QUANDO OLHO NO ESPELHO”

com curadoria do projeto Artistas Latinas. De 20 de novembro 2021 a 20 de fevereiro de 2022.

 

A exposição “Quando olho no espelho”, reabre a Galeria Evoé, no Teatro Prudential com 15 artistas negras contemporâneas que habitam as periferias da região metropolitana do Rio de Janeiro e trazem, em suas obras, através de (auto)retratos, uma discussão sobre corporalidades, identidades e ancestralidade, onde a mulher negra é o ponto focal.

 

O conceito da exposição partiu de um trecho do texto de Juliana Borges escrito em 2015 para a Carta Capital denominado “O que é ser uma mulher negra?”, onde a autora reforça que ser “Uma mulher negra feliz é um ato revolucionário”. Esta mesma frase, transformada em letreiro luminoso pela artista paulista, Mônica Ventura, desenha, dentro do contexto curatorial, a ressignificação da discussão sobre autoestima e beleza da mulher negra.

 

Artistas participantes

Águi Berenice

Andréa Almeida

Carla Santana

Cynthia Dias

Crislaine Tavares

Gabriela Marinho

Hairam Sotnas

Karine de Souza

Lua Barbosa

Monique Serenado

Roberta Holiday

Thaís Basilio

Thaís Iroko

Yaya Ferreira

Viviane Provita

 

Artista convidada:

Mônica Ventura

 

Nome: Exposição Quando olho no espelho – curadoria Artistas Latinas

Entrada Franca

Data: 20 de novembro de 2021 a 20 de fevereiro 2022. Visitação de quarta a domingo, sendo de quarta a sexta de 12h às 18h e sábados, domingos e feriados de 12h até 1h antes de cada sessão.

Local: Galeria Evoé – Teatro Prudential – Rua do Russel, 804, Glória

Classificação: Livre

 

 

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

 

Assessoria Teatro Prudential – Sala Adolpho Bloch

MNiemeyer Assessoria de Comunicação

Flavia Motta: flavia@mniemeyer.com.br

Andrea Pessoa: andrea@mniemeyer.com.br

 

Assessoria Prudential do Brasil

Approach Comunicação Integrada

Luis Lima: luis.lima@approach.com.br

Luceth Carvalho: luceth.carvalho@approach.com.br

COMPRAR INGRESSOASSISTA A LIVE